Sejam bem vindos!

"Nunca considere o estudo como uma obrigação, e sim como uma oportunidade para penetrar no belo e maravilhoso mundo do saber"

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Isolante aerogel de sílica

A comunidade européia irá receber a inversão de 4,3 milhões de euros nos próximos 4 anos para desenvolver o projeto do super isolante aerogel de sílica. A expectativa é que consigam superar dois grandes obstáculos para que o produto possa enfim ser comercializado, a extrema fragilidade e os altos custos de produção. Mais detalhes no site: http://ceramics.org/ceramictechtoday/
Um abraço
Luiz

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cominuição.

O termo cominuição é abrangente, e envolve toda e qualquer atividade com o objetivo de reduzir o tamanho final dos materiais. Mais especificamente, podemos dividir a etapa de cominuição em duas etapas, britagem e moagem. A diferença que há entre ambas é o tamanho final alcançado. Enquanto na britagem, o tamanho máximo obtido é de ~10,0 mm, na moagem, o tamanho final máximo obtido é da ordem de 0,8 mm.
Um abraço.
Luiz

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sinterização e densificação.

Quando corpos conformados, a partir de quaisquer materiais particulados (cerâmicos ou metálicos) e independente da técnica utilizada, são submetido a temperaturas elevadas, inferiores às suas temperaturas de fusão, há o fenômeno denominado técnicamente de sinterização. Este fenômeno envolve a união, sob diversos mecanismos, das partículas empacotadas, tendo como consequências aumento na resitência mecânica e retração. A densificação do material só irá ocorrer se, no processo, houver condições para a eliminação dos poros, além do aumento na resistência. Na grande maioria das vezes, a densificação é alcançada no processo de sinterização, mas não deve ser considerada uma regra.
Um abraço.
Luiz

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O que são vidros?

Os vidros fazem parte de uma classe a parte dos materias cerâmicos, pois, diferentemente dos mesmos, não apresenta a ordenação atômica regular (redes de Bravais) típica dos materias cristalinos. A melhor definição para vidros, assim sendo é: " Vidros são sólidos não cristalinos que apresentam o fenômeno de transição vítrea." (Navarro, 2003).
Um abraço.
Luiz
- NAVARRO, J. M. F. El Vidrio. Tercera edición, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, España, 2003.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Processos de conformação cerâmica

Os processos de conformação cerâmica podem ser divididos, basicamente, em três grupos. Estes grupos irão depender da condição de trabalhabilidade das massas, e são: conformação a seco, onde a umidade fica em torno de 5%, conformação úmida, baseada no uso de suspensões e conformação plástica. Importante deixar claro que, dentro de cada grupo, existe uma enorme variedade de técnicas de conformação e cada uma delas possui suas peculiaridades.
É isso.
Um abraço.
Luiz

domingo, 18 de setembro de 2011

Materiais compostos ou compósitos?

Materiais compostos ou materiais compósitos, qual o correto?
Ambos estão corretos. A diferença está exatamente na função destes materiais. Um material composto consiste de um corpo físico com a presença de pelo menos dois materiais distintos, que podem ser: cerâmico/metal, cerâmico/cerâmico, polímero/cerâmico, etc. Um material compósito tem a mesma definição anterior, porém, há melhoria em alguma(s) propriedade(s). Ou seja, um material compósito sempre será um material composto o contrário não é válido.
Um abraço
Luiz

Uma nova etapa.

Bem amigos, aqui se inicia uma nova etapa...
Com este blog busco trazer as novidades na área de materiais e, na medida do possível, informações sobre síntese e processamento. Dicas de livros, revistas e artigos especializados para melhor esclarecimento, também estarão em pauta. Sugestões, críticas e dúvidas serão muito bem vindas, por favor façam, participem!
Espero que gostem e seja realmente útil.
Um abraço.
Luiz